Boko Haram nega trégua com governo nigeriano

Em Kano (Nigéria)

O grupo islâmico Boko Haram negou nesta sexta-feira (31) ter firmado um acordo de cessar-fogo com as autoridades nigerianas e classificou como mentira o anúncio feito pelo governo nesse sentido.

Em um vídeo publicado na internet, o chefe do grupo islâmico, Abubakar Shekau, disse também que as 219 estudantes sequestradas em um colégio em Chibok, no nordeste da Nigéria, foram convertidas à religião muçulmana e se casaram.

Abubakar Shekau afirmou ainda que o grupo mantém um refém alemão, sequestrado em 16 de julho, no Estado de Adamawa, no nordeste do país. Esta foi a primeira reivindicação do sequestro cometido em Gombi, a 100 km da capital do estado de Adamawa, Yola.

Contactado pela AFP, o Ministério alemão das Relações Exteriores não quis fazer comentários a respeito.

Em meados de outubro, o Exército e a presidência nigerianos haviam anunciado um cessar-fogo com o Boko Haram e que envolveria o caso das adolescentes reféns de Chibok.

Desde então, a violência não cessou. Na semana passada, novos sequestros foram registrados no nordeste do país, epicentro da insurreição islâmica que deixou dez mil mortos nos últimos cinco anos.

Boko Haram utiliza reféns em combates na Nigéria, diz ONG

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos