Oposição exige saída de presidente de Burkina Fasso; 30 morrem em protesto

Em Uagadudu

O líder da oposição em Burkina Faso, Zéphirin Diabré, apelou nesta sexta-feira o povo a "manter a pressão" para obter "a saída incondicional" do presidente Blaise Compaoré, um dia após intensos distúrbios na capital.

Na quinta-feira (31), manifestantes tocaram fogo no Parlamento, e ao menos 30 pessoas morreram em confrontos com as forças de segurança.

Em resposta, Campaoré decretou estado de sítio no país e dissolveu o governo.


A oposição "insta o povo a mante a pressão ocupando os espaços públicos", declarou Diabré durante uma coletiva de imprensa, denunciado uma "confusão geral no comando do Estado", após o anúncio pelo Exército de que tomaria o poder.

"A condição prévia para qualquer discussão relativa à transição política é a saída pura e simples e sem condições de Blaise Compaoré", insistiu.

Em resposta aos apelos da oposição, milhares de manifestantes já começavam a se reunir em Uagadugu para exigir a saída imediada do presidente, que governa o país há 27 anos.

Os protestos têm como alvo projeto do governo de fazer uma emenda à Constituição que permita que Compaoré permaneça ainda mais tempo no poder.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos