Comissão Europeia entra na era Juncker

BRUXELAS, 01 Nov 2014 (AFP) - A nova Comissão Europeia presidida por Jean-Claude Juncker assumiu o poder neste sábado e começará a trabalhar na segunda-feira com a meta de reativar o crescimento e o emprego.

"Agora temos que arregaçar as mangas e trabalhar", afirma Juncker em um comunicado que marca o início de seu mandato de cinco anos.

"Os desafios da Europa não podem esperar", completa.

O conflito na Ucrânia, que domina a agenda da Comissão há vários meses, continuará no centro das preocupações, ainda mais quando os separatistas se preparam para organizar eleições no domingo no leste do país, uma votação que a Rússia prometeu reconhecer.

Após o fim de semana, Juncker e os 27 membros do Executivo europeu se instalarão no edifício Berlaymont, sede da Comissão em Bruxelas.

O ex-primeiro-ministro democrata-cristão de Luxemburgo sucede ao português José Manuel Durão Barroso, que passou 10 anos no comando da Comissão, período marcado pela ampliação da UE de 15 a 28 membros e pela crise do euro, sinônimo de austeridade e desemprego.

O balanço do longo mandato é discutível, como demonstra o avanço dos eurocéticos nas últimas eleições europeias.

"Esta comissão será a da última oportunidade", afirmou Juncker em outubro no Parlamento Europeu.

"Ou conseguimos aproximar os cidadãos da Europa, reduzir drasticamente o nível de desemprego e oferecer perspectivas aos jovens ou fracassamos", disse.

A Comissão pretende discutir a questão dos déficits dos Estados membros e reiterar as demandas de reformas estruturais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos