Obama e Putin conversam em Pequim sobre Ucrânia, Irã e Síria

PEQUIM, 11 Nov 2014 (AFP) - Os presidentes americano, Barack Obama, e russo, Vladimir Putin, conversaram nesta terça-feira durante a reunião de cúpula da APEC em Pequim sobre temas como Irã, Síria e Ucrânia, anunciou uma porta-voz do governo dos Estados Unidos.

"O presidente Obama teve a oportunidade de conversar ao longo do dia em três oportunidades por 15-20 minutos", disse a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, Bernadette Meehan.

Ela destacou que os chefes de Estado conversaram sobre "Irã, Síria e Ucrânia".

Obama e Putin já haviam se reunido na segunda-feira, por alguns minutos, também por ocasião do encontro de cúpula das 21 economias que integram o Fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (APEC) em Pequim.

As relações entre Washington e Moscou passam pelo pior momento desde a Guerra Fria, após a decisão dos países ocidentais de impor sanções econômicas à Rússia pela anexação da Crimeia no início do ano e do papel que desempenha no conflito separatista no leste da Ucrânia.

Rússia e Estados Unidos participam nas negociações sobre o programa nuclear do Irã, no chamado grupo 5+1, mas no caso da Síria, Moscou é um aliado chave do regime de Bashar al-Assad, a quem apoia desde o início da revolta que se transformou em guerra civil em março de 2011.

Mas a Ucrânia é o principal foco de conflito. No fim de setembro, na ONU, Obama denunciou com firmeza a "agressão russa na Europa". Putin respondeu em outubro ao chamar de "hostil" a atitude americana.

O último encontro entre Obama e Putin havia acontecido em junho, na França. Os dois conversaram por alguns minutos à margem das cerimônias que recordaram os 70 anos do desembarque aliado na Normandia, o Dia D da Segunda Guerra Mundial.

jca-slb/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos