Conheça os detalhes do plano de Obama para os imigrantes ilegais

WASHINGTON, 21 Nov 2014 (AFP) - O presidente Barack Obama prometeu nesta quinta-feira um sistema mais justo para que milhões de imigrantes ilegais que vivem no país possam resolver sua situação sem ter medo de deportação.

A seguir, os detalhes do plano, segundo a Casa Branca:



População sem documentos:

Cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais vive nos Estados Unidos, menos que em 2007, quando somavam 12,2 milhões, segundo o Pew Research Center.

Cerca de 60% entre eles vive em seis estados: Califórnia, Flórida, Illinois, Nova Jersey, Nova York e Texas.

Quase metade do total de imigrantes é de origem mexicana e a metade vive nos Estados Unidos há mais de 13 anos.



Novo programa:

Com o novo programa, cerca de quatro milhões de imigrantes ilegais poderá solicitar a partir da primavera uma autorização de trabalho por três anos e uma proteção contra a deportação.

Os candidatos devem:

- Estar no território americano há pelo menos cinco anos.

- Ter um filho com cidadania americana e residência permanente (green card), nascido antes de 20 de novembro de 2014, independentemente da idade.



Rota especial para os jovens:

Os critérios de um programa criado em julho de 2012 especialmente para os imigrantes que foram trazidos quando ainda eram crianças por seus pais serão ampliados, o que permitirá acrescentar 270.000 imigrantes aos 600.000 que já beneficiaram do projeto.



Os novos critérios são:

- Estar presente em solo americano desde 1º de janeiro de 2010 (em vez de 15 de junho de 2007).

- O limite de idade de 31 anos em 2012 passa a ser nulo para participar do programa.

- Os candidatos devem ter chegado à América antes dos 16 anos (inalterado).

- As condições de diploma (bacharelado) e antecedentes criminais (não tendo sido condenados) permanecem.



Expulsões:

As autoridades federais concentrarão seus recursos em expulsar os imigrantes ilegais perigosos, detidos na fronteira ou que chegaram a partir de 1º de janeiro de 2014, incluindo menores de idade.

Também serão destinados recursos para reforçar a fronteira com o México e ao sistema judicial para acelerar o processamento dos casos de deportação.



Imigração legal:

O governo também aumentará a entrega de vistos para trabalhadores muito qualificados e estudantes científicos, o que poderia incluir 500.000 pessoas.

Em particular, os estrangeiros graduados em universidades americanas em carreiras de grande demanda (ciência, engenharia, matemática) poderão trabalhar por mais tempo nos Estados Unidos após obter seus títulos sem ter que realizar os trâmites de visas, devido à ampliação do programa "Optional Practice Training".

ico-mlm/rsr/ahg/emm/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos