Espiã russa presa na Alemanha é libertada

BERLIM, 22 Nov 2014 (AFP) - Uma espiã russa condenada à prisão em 2013 junto a seu marido na Alemanha foi recentemente libertada antes de concluir sua pena, informaram nesta sexta-feira os meios de comunicação alemães, que citam uma possível troca de agentes.

Esta mulher de 48 anos, conhecida sob o codinome de Heidrun Anschlag (atentado), foi solta há dois dias e deixou a Alemanha para voltar à Rússia, enquanto seu marido, Andreas, 53, permanece detido, informaram a revista Focus e a agência DPA.

Segundo a Focus, a libertação prematura da mulher poderia fazer parte de uma troca de prisioneiros entre Rússia e Alemanha.

Heidrun Anschlag foi condenada em julho de 2013 a 5 anos e meio de prisão por um tribunal de Stuttgart, enquanto seu marido, Andreas, pegou 6 anos e meio, ambos por espionagem para a KGB - os serviços de Inteligência da União Soviética - e para seu sucessor russo, o SVR.

A dupla obtinha informações sobre estratégia militar e política da União Europeia e da Otan, principalmente através de um contato dentro do ministério das Relações Exteriores da Holanda.

Os documentos eram colocados em locais ermos, e recuperados por funcionários do consulado russo em Bonn.

A dupla foi detida em outubro de 2011, quando grampeava mensagens criptografadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos