Topo

Terremoto de 6,2 graus atinge centro do Japão

22/11/2014 14h14

TõQUIO, 22 Nov 2014 (AFP) - A cidade de Nagano, situada no centro do Japão, registrou neste sábado um terremoto de 6,2 graus de magnitude, segundo o Instituto Americano de Geofísica (USGS, em inglês), que deixou cinco pessoas soterradas, indicaram os meios de comunicação japoneses.

O tremor ocorreu por volta das 22h08 locais (10h08 de Brasília) a uma profundidade de 10 km, ao norte da cidade de Nagano e provocou o desabamento de algumas casas.

Segundo a rede de televisão NHK, as equipes de resgate temem que cinco pessoas estejam presas sob os escombros.

O terremoto - que segundo a agência meteorológica japonesa foi de 6,8 de magnitude - provocou cortes de eletricidade e a interrupção de parte do serviço ferroviário, segundo as mesmas fontes.

O sistema de alerta precoce alertou meios de comunicação, órgãos públicos, empresas e particulares equipados com um telefone celular compatível segundos antes de o tremor ser sentido.

Algumas pessoas informaram a respeito da queda de objetos, mas até o momento não há relatos de grandes danos.

A empresa Tokyo Electric Power (Tepco) indicou que está verificando sua central nuclear na cidade vizinha de Niigata e disse que os sete reatores do complexo estão desligados no momento.

O gabinete do primeiro-ministro montou uma equipe especial para reunir informações e tomar eventuais decisões.

O Japão está na confluência de quatro placas tectônicas e todos os anos registra cerca de 20% dos terremotos mais violentos do planeta.