China convoca diplomata dos EUA por venda de armas a Taiwan

Em Londres

Pequim, 17 dez 2015 (AFP) - A China convocou o encarregado de negócios da embaixada americana em Pequim para protestar contra a venda de armas a Taiwan - por um valor total de 1,8 bilhão de dólares - por parte dos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira a chancelaria chinesa.

O vice-chanceler chinês Zhang Zeguang expressou "os protestos solenes" de Pequim e afirmou que a China "tomará as medidas necessárias para proteger seus interesses nacionais, entre elas sanções contra os grupos envolvidos na venda de armas", segundo o comunicado do ministério das Relações Exteriores.

O departamento americano de Estado informou na quarta-feira sua intenção de vender a Taiwan duas fragatas do tipo Perry, mísseis antitanque e mísseis terra-ar Stinger, entre outras armas defensivas, em um negócio totalizando 1,83 bilhão de dólares.

"A China exorta os Estados Unidos (...) a cancelar seus planos de venda de armas a Taiwan e a deter os contatos militares" entre os dois países "para evitar causar mais danos às relações entre China e Estados Unidos e na cooperação bilateral em importantes áreas".

A venda de armas à ilha "atenta gravemente" contra as leis internacionais, contra os princípios que regem as relações entre China e Estados Unidos, e contra a "soberania da China e seus interesses em matéria de segurança", acrescenta o comunicado.

China e Taiwan estão separadas de fato desde o final da guerra civil, em 1949, quando as forças comunistas de Mao Tse Tung expulsaram do continente os nacionalistas do Kuomintang (KMT), que se refugiaram em Taiwan.

O anúncio da venda de armas chega pouco depois da reconciliação entre os dois territórios asiáticos, e em um contexto de temor diante de uma eventual militarização de Pequim em parte do Mar da China Meridional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos