Serviços alemães de inteligência colaboram com sírios, diz imprensa

Em Moscou

Berlim, 18 dez 2015 (AFP) - Os serviços de inteligência externa alemães, o BND, estão colaborando novamente com seus colegas sírios e cogitam voltar a se instalar em Damasco, afirma nesta sexta-feira o jornal Bild.

O Serviço Federal de Informação (BND) trabalhou durante muito tempo de forma estreita com os serviços sírios, até que a colaboração se tornou impossível devido às atrocidades imputadas ao regime do presidente Bashar al-Assad.

Segundo o Bild, que cita fontes próximas aos fatos, agentes do BND estão há tempos viajando a Damasco para se reunir com seus colegas sírios.

O objetivo destas visitas regulares é "trocar informação sobre o terrorismo islamita" e instaurar "um canal de diálogo" com as autoridades sírias, em particular pelo risco de que um avião alemão caia na Síria.

A Alemanha forma parte da coalizão internacional antijihadista liderada por Washington, e colocou a disposição de seus sócios 1.200 soldados e seis aviões Tornado de reconhecimento que servirão para patrulhar os céus do território controlado pelo Estado Islâmico no Iraque e na Síria.

O BND também desejaria reabrir o quanto antes uma base em Damasco, para que seus colaboradores estejam ali "de forma duradoura", acrescenta o Bild.

Os preparativos para a abertura desta base "estão em curso", afirma o tabloide, ressaltando que os agentes alemães poderão se instalar na embaixada, fechada desde 2012.

O Bild também afirma que o governo alemão tomará sua decisão "no início do ano" de 2016.

Questionado pela AFP, o BND não quis fazer comentários.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos