Israel bombardeia Faixa de Gaza após ataque palestino

GAZA, Territórios palestinos, 20 dez 2014 (AFP) - A aviação israelense atacou alvos no sul da Faixa de Gaza - revelaram testemunhas na manhã deste sábado, horas depois de um foguete disparado do enclave palestino atingir o território israelense.

Um porta-voz do ministério da Saúde de Gaza informou que não houve vítimas neste primeiro ataque aéreo israelense contra o enclave palestino desde a trégua em agosto, que pôs fim a uma sangrenta guerra de 50 dias entre os dois lados.

O Exército hebreu afirmou que os ataques eram dirigidos "contra infraestruturas do Hamas".

Em um comunicado, o porta-voz do Exército israelense, tenente-coronel Peter Lerner, disse que "a organização terrorista do Hamas é responsável pelo ataque de hoje [sábado] contra Israel e que deverá prestar contas a esse respeito".

Na sexta, um lançamento de foguete oriundo de Gaza atingiu um terreno baldio no sul de Israel, sem causar danos materiais, ou vítimas, informou a polícia israelense.

O movimento islâmico Hamas, que dirige "de facto" a Faixa de Gaza, não assumiu a responsabilidade pelo ataque, o terceiro incidente grave desde o fim dos combates entre os dois lados no último verão.

Hamas e Israel assinaram um cessar-fogo em 26 de agosto passado, mediado pelo Egito, e que encerrou 50 dias de guerra. Nesses quase dois meses de combates, 2.140 palestinos e 73 israelenses morreram.



my-jjm/mvv/tt/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos