Topo

Avalanche deixa vários desaparecidos no Ártico norueguês

19/12/2014 12h16

Oslo, 19 dez 2015 (AFP) - Várias pessoas estavam desaparecidas após uma avalanche que soterrou várias casas neste sábado no arquipélago de Svalbard, no Ártico, anunciaram as autoridades do território norueguês.

A avalanche aconteceu às 11H00 (8H00 de Brasília) na vertente do monte Sukkertoppen, que domina Longyearbyen, a capital de Svalbard, cuja principal ilha é a de Spitzberg.

"Várias pessoas estão feridas e hospitalizadas. Também há desaparecidos", afirmou o governo local.

Uma dezena de casas de madeira, típicas do arquipélago, foram sepultadas. Funcionários dos serviços de emergência, policiais e moradores tentavam retirar os escombros, com a esperança de encontrar os desaparecidos, cujo número não foi divulgado.

As condições meteorológicas eram ruins desde sexta-feira e as autoridades fizeram um apelo por prudência, enquanto a previsão era de ventos de até 150 km/h à noite.

O arquipélago de Svalbard, a centenas de quilômetros do Cabo Norte, é uma das regiões habitadas mais setentrionais do planeta.

Apesar da latitude extrema, tem um clima relativamente bom devido ao Gulf Stream, o que atrai alguns turistas em busca de aventura.