EI quer estabelecer 'califado distante' na Indonésia, segundo Austrália

Em Tunes

  • Fethi Belaid/AFP

     Autoridades anunciam a vitória do político anti-islamita Beji Caid Essebsi (retratado no telão ao fundo)

    Autoridades anunciam a vitória do político anti-islamita Beji Caid Essebsi (retratado no telão ao fundo)

Sydney, 22 dez 2015 (AFP) - O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) quer aumentar sua presença na Indonésia e sonha em criar um "califado distante" no país muçulmano mais povoado do mundo, advertiram nesta terça-feira as autoridades australianas.

"O EI tem a ambição de aumentar sua presença e seu nível de atividade na Indonésia, de forma direta ou através de substitutos", declarou o ministro da Justiça australiano, George Brandis, ao jornal The Australian, considerando que isso representaria uma nova ameaça para os interesses de Austrália e do Ocidente.

"Ouvi a expressão 'califado distante'? O EI declarou sua intenção de estabelecer califados para além do Oriente Médio, califados de província. Identifiquei a Indonésia como o lugar de suas ambições", ressaltou Brandis, um dia depois de se reunir com ministros e responsáveis da polícia australianos e indonésios.

O Estado Islâmico, grupo jihadista de métodos ultraviolentos, proclamou um califado em vastos territórios da Síria e do Iraque sob seu controle.

As autoridades australianas, no entanto, não acreditam que o EI tenha grandes possibilidades de se instalar desta forma neste país do sudeste asiático, segundo o The Australian.

A Indonésia iniciou sua própria "guerra contra o terrorismo" após os atentados de Bali em 2002, que deixaram 202 mortos, mas o país não voltou a sofrer grandes ataques desde 2009.

As autoridades do país anunciaram recentemente que haviam frustrado um ataque projetado para o Ano Novo na capital, Jacarta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos