Tropas afegãs lutam para expulsar talibãs de distrito chave do sul

Kandahar, Afeganistão, 22 dez 2015 (AFP) - Os combates prosseguiam nesta terça-feira no distrito de Sangin, no sul do Afeganistão, onde munições foram enviadas pelo ar a tropas cercadas pelos talibãs e soldados britânicos foram enviados em reforço para aconselhar seus colegas afegãos.

O exército afegão teve que multiplicar seus esforços neste ano no sul do país, sobretudo se for levado em conta que já não possui o apoio de seus aliados da Otan em terra, desde o fim de sua missão, há um ano.

Os insurgentes conseguiram conquistar amplas zonas da província meridional de Helmand, onde se encontra o distrito de Sangin.

Os combates prosseguiam nesta terça-feira, mas "a capital do distrito de Sangin segue nas mãos do governo", afirmou o vice-governador de Helmand, Mohammad Jan Rasoolyar.

Foram lançados do ar mantimentos e munições aos soldados, já que o acesso às rotas era impossível devido às minas espalhadas pelos talibãs, segundo Mohammad Radmanish, um porta-voz do ministério afegão da Defesa.

Vários habitantes decidiram partir, como por exemplo Hadi Abdul Qader. "Um morteiro caiu sobre a minha casa e dois de meus filhos estão feridos", disse este homem à AFP.

Segundo ele, os talibãs executaram dois agentes de inteligência e um oficial de polícia em uma praça pública, depois de terem tomado o controle de vários edifícios governamentais na capital provincial de Sangin.

Estes acontecimentos lembram a breve conquista de Kunduz, uma grande cidade do norte afegão, por parte dos talibãs no fim de setembro. A perda de Kunduz foi um grave revés para o exército afegão e para o presidente Ashraf Ghani.

Soldados britânicos como reforçoEm apoio ao exército afegão, Londres decidiu enviar um pequeno contingente de soldados que chegou a Helmand, indicou o ministro britânico da Defesa.

As tropas britânicas darão conselhos aos soldados afegãos, "não combaterão e não serão mobilizadas fora da base" de Chorabak, onde estiveram estacionados até 2014, data do fim da missão de combate no Afeganistão.

A missão da Otan conta com 450 soldados britânicos.

O distrito de Sangin tem uma importância simbólica para os exércitos de Estados Unidos e Reino Unido, que combateram com unhas e dentes para mantê-lo sob o controle do governo afegão durante a missão de combate da Otan.

Embora esta missão tenha terminado, as 13.000 tropas estrangeiras ainda presentes no Afeganistão continuam sendo alvos de ataques dos talibãs. Na segunda-feira, seis soldados americanos morreram em um atentado suicida perto da base de Bagram, ao norte de Cabul, quando patrulhavam.

Paralelamente a este ápice da violência, o presidente afegão busca retomar o diálogo com os talibãs, tentando reanimar um processo de paz moribundo desde o último verão.

str-hs/gde/cnp/at/meb/dmc/ma/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos