Topo

Angela Merkel, personalidade mais influente de 2015, segundo a AFP

28/12/2014 10h40

Paris, 28 dez 2015 (AFP) - A chanceler alemã Angela Merkel foi a personalidade mais marcante ou influente do ano 2015, segundo enquete feita nas redações da AFP, que destaca seu papel central na crise dos migrantes e na negociação entre a Grécia e a UE.

Como no ano passado, os jornalistas da AFP em todo o mundo, independentemente da sua língua de trabalho, nacionalidade ou especialidade (texto, foto, vídeo, etc ...) votaram sobre as personalidades que foram notícia em 2015.

Angela Merkel precedeu Vladimir Putin neste ranking, que no ano passado foi considerado pessoa mais influente pela agência.

Veja as dez primeiras personalidades selecionadas pela AFP:

ANGELA MERKELA política de portas abertas da chanceler atraiu em 2015 um milhão de refugiados para a Alemanha. Consequência do terrível conflito sírio, esse fluxo maciço de refugiados, a maior onda migratória desde a Segunda Guerra Mundial na Europa, representa um grande desafio para o continente.

Tornada "Mamãe Merkel" pelos sírios e afegãos acolhidos na Alemanha, Merkel tem sido criticada por muitos dos seus colegas europeus e sua política despertou descontentamento dentro de seu próprio partido.

O seu status de líder natural da Europa também se destacou durante a crise grega. No início deste ano, foi a firmeza alemã que ela encarnou para enfrentar os questionamentos do primeiro-ministro grego Alexis Tsipras e de seu governo de esquerda.

Time Magazine também elegeu Merkel personalidade de 2015.

VLADIMIR PUTINO presidente russo continua a imprimir seu ritmo para algumas das principais questões internacionais. Relegado ao ostracismo e sob sanções pelo Ocidente por causa da crise na Ucrânia em 2014, ele retornou para o centro do jogo diplomático por seu papel na crise síria.

Seu aliado o presidente sírio Bashar al-Assad deve sua sobrevivência política ao poderoso apoio político e militar da Rússia. E os dois aliados tornaram-se indispensáveis nos esforços diplomáticos internacionais delineados no final do ano.

PAPA FRANCISCODa reconciliação cubano-americana ao caminho para a paz na Colômbia, o Papa argentino continua a influenciar as principais questões do continente de onde se origina.

Ele permaneceu em destaque no cenário mundial em 2015 com alguns gestos espetaculares, como uma viagem corajosa à África Central. Em seu papel como chefe da Igreja Católica, continuou a sua difícil tarefa de abertura e modernização.

PARISIENSES

Eles eram 1,5 milhão a protestar nas ruas da capital francesa em 11 de janeiro, poucos dias após os ataques contra a revista Charlie Hebdo e um mercado judaico (17 mortos). Eles foram novamente atingidos em 13 de novembro por atentado do grupo Estado Islâmico que fizeram 130 mortos em cafés e na casa de espetáculos Bataclan, lugares simbólicos da vida parisiense e agora de resistência ao terrorismo jihadista.

ABU BAKR AL-BAGHDADIEle permaneceu quase invisível e silencioso durante todo o ano. Mas o grupo do qual é o líder, o Estado Islâmico, estendeu suas ações assassinas muito além dos territórios sob seu controle na Síria e no Iraque.

Esta cada vez mais presente na Líbia e reivindicou os atentados em Paris e contra um avião russo no Egito.

AUNG SAN SUU KYIÍcone da oposição birmanesa, venceu em 8 de novembro com seu partido eleições legislativas históricas. Após 30 anos de luta pela democracia, está às portas do poder.

DONALD TRUMPFaltando apenas algumas semanas para as primárias republicanas, o milionário, conservador e provocante, aparece à frente na maioria das pesquisas de opinião e tem condições de disputar com Hillary Clinton a eleição presidencial americana.

ALEXIS TSIPRAS e YANNIS VAROUFAKISO primeiro-ministro e ex-ministro das Finanças da Grécia simbolizaram a resistência às políticas de austeridade prescritas para o país para sanar anos de má gestão.

Embora Alexis Tsipras tenha precisado rever suas ambições, o seu partido Syriza é um modelo para a esquerda radical na Europa, hoje representado pelo partido Podemos na Espanha.

JOSEPH BLATTERQuando o esporte sai dos estádios para ocupar o campo dos negócios. O escândalo da Fifa e de seu presidente até então Todo-Poderoso ofuscou completamente as conquistas esportivas em 2015.

JOHN KERRY e MOHAMMAD JAVAD ZARIFÀs vezes, a diplomacia, paciência e perseverança conseguem resolver os principais assuntos mundiais. O acordo alcançado sobre uma das questões mais complexas, o programa nuclear do Irã, é uma prova.

Em Genebra ou Viena, os chefes das diplomacias americana e iraniana foram os arquitetos desse compromisso histórico.