ONU condena bombardeio na Ucrânia e critica separatistas

Nações Unidas, Estados Unidos, 25 Jan 2015 (AFP) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou firmemente neste sábado os bombardeios a Mariupol, no sudeste da Ucrânia, e denunciou as declarações belicistas dos separatistas pró-Rússia.

Segundo seu porta-voz, Ban "destacou que os foguetes parecem ter sido lançados aleatoriamente sobre zonas civis, o que representaria uma violação das leis humanitárias internacionais".

O chefe da ONU também denunciou "a violação unilateral do cessar-fogo anunciada ontem por líderes separatistas, em particular suas declarações provocadoras reivindicando mais territórios no leste da Ucrânia, desprezando os compromissos assumidos nos acordos de Minsk".

"A paz, a integridade territorial e a estabilidade da Ucrânia, vinculada de forma indefectível a da região em seu conjunto, devem ser restabelecidas com urgência", diz o comunicado de Ban.

Os bombardeios a Mariupol deixaram 30 mortos e mais de 90 feridos, segundo balanços provisórios da prefeitura da cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos