Entenda como funcionam as eleições presidenciais nos EUA

Da AFP, em Washington

Os americanos ainda estão a alguns meses das eleições presidenciais previstas para novembro, mas o ano já começa com uma apertada agenda de atividades, em um complexo processo eleitoral que confunde muitas pessoas. Entenda os elementos fundamentais dessa intrincada agenda americana:

Primárias

Os cidadãos americanos dos 50 estados da União e cinco territórios podem votar nas eleições internas dos partidos Democrata e Republicano. O processo consome vários meses, mas serve para reduzir o número a um único representante por partido. É de particular importância para o Partido Republicano, que começa o processo com 17 pré-candidatos.

As prévias são disputadas em formatos de primárias ou "caucus" (assembleias), dependendo do Estado, nas quais os candidatos devem obter o apoio de delegados, que são distribuídos de acordo com o padrão eleitoral. Alguns estados utilizam um sistema de representação proporcional na distribuição dos delegados, apesar de a maioria conceder a totalidade deles ao vencedor.

Durante o longo processo das primárias, o candidato que obtiver a maioria absoluta dos delegados partidários em nível nacional tem garantida sua indicação.

Convenções

Ao final do esgotante processo das primárias, os democratas e republicanos realizam suas convenções, na quais formalmente definem seus candidatos presidenciais.

Os republicanos realizarão sua convenção em Cleveland (Ohio), em 18 de julho, enquanto os democratas celebrarão a sua na Filadélfia (Pensilvânia) uma semana mais tarde.

Estes eventos são basicamente quatro dias de espetáculos que destacam as virtudes de um candidato, que é, por fim, aclamado pelos delegados no último dia.

O fim das convenções marca o início da fase da "eleição geral", quando os candidatos passam a dispor de recursos financeiros arrecadados especificamente para esta etapa.

Debates

Desde 1976, os candidatos dos dois partidos se enfrentam, em setembro e outubro, em três debates televisados e organizados por uma comissão independente. Normalmente, os candidatos a vice-presidente também se enfrentam ao menos uma vez em um debate.

Historicamente, as audiências desses debates na TV são enormes, com mais de 60 milhões de pessoas acompanhando as discussões. O primeiro debate televisado em nível nacional aconteceu em 1960, entre o democrata John Kennedy e o republicano Richard Nixon.

Dia de Eleição

O dia das eleições é fixado por lei para a terça-feira após a primeira segunda-feira de novembro, apesar de, nos últimos anos, mais e mais americanos optarem por votar antecipadamente, tanto em pessoa como pelo correio. Os moradores dos territórios americanos não votam na eleição presidencial, mas votam os residentes do Distrito de Columbia, onde está Washington, a capital do país.

Colégio Eleitoral

O presidente de Estados Unidos não é eleito por voto direto, e sim por um Colégio Eleitoral. Os americanos votam por um candidato, mas, na realidade, escolhem um "eleitor" que votará por eles no Colégio.

O Colégio Eleitoral é integrado por 538 delegados. Cada estado tem, de acordo com sua população e representação no Congresso, um número determinado de delegados. Em 48 dos 50 Estados, o vencedor fica com todos os eleitores em disputa (e não em proporção aos votos). Um candidato precisa de 270 votos no Colégio Eleitoral para chegar à Casa Branca.

O sucessor de Barack Obama assumirá suas funções em 20 de janeiro de 2017.

Outras Eleições

As 435 cadeiras da Câmara de Representantes também estarão em disputa nessas eleições, assim como 34 das 100 vagas do Senado. Ao mesmo tempo, doze estados e dois territórios elegerão seus governadores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos