Ex-presidente Mujica e Farc se reúnem em Cuba durante diálogos de paz

Em Jerusalém

Havana, 28 Jan 2016 (AFP) - As Farc e o ex-guerrilheiro e ex-presidente do Uruguai, José Mujica, se reuniram em Havana em meio ao processo de paz que pretende acabar com meio século de conflito armado na Colômbia, anunciou o grupo rebelde na quarta-feira.

Mujica conversou com Timoleón Jiménez, principal líder das Farc, e com os dirigentes da guerrilha que negociam a paz com o governo do presidente Juan Manuel Santos.

Iván Márquez, que lidera a equipe de negociação das Farc, anunciou o encontro em sua conta no Twitter.

"Os uruguaios apoiam o processo de paz da Colômbia", escreveu Márquez, que publicou uma foto de Mujica sentado em uma cadeira ao lado de vários líderes rebeldes.

Na imagem aparecem o ex-presidente de 80 anos, Jiménez, Márquez, Pastor Alape, Ricardo Téllez e Pablo Catatumbo. Lucía Topolansky, senadora e esposa de Mujica, também estava no encontro.

"Escutar o presidente Mujica sempre foi muito enriquecedor. É uma das poucas autoridades morais que restam neste mundo", escreveu Catatumbo no Twitter.

O ex-presidente do Uruguai (2010-2015) está em Havana como convidado especial da Casa das Américas, por ocasião da entrega de sua premiação literária.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) não revelaram detalhes do encontro, que teria acontecido na quarta-feira à noite.

O grupo guerrilheiro e o governo da Colômbia negociam os últimos pontos de um acordo para acabar com o conflito armado mais prolongado do continente. As Farc desejam virar um partido político após o conflito.

Em 2015, as partes se comprometeram a assinar a paz em março deste ano. Os diálogos em Havana começaram em 2012.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos