ONU mantém diálogos sobre Síria, apesar da ausência da oposição

Genebra, 29 Jan 2016 (AFP) - Representantes do regime de Damasco chegaram nesta sexta-feira a Genebra para participar de negociações com o objetivo de colocar fim a cinco anos de guerra na Síria, apesar da ausência dos principais grupos opositores.

A delegação de 16 membros, dirigida pelo embaixador sírio na ONU Bashar al Jaafari, chegou no início da tarde a Genebra, indicou à AFP uma fonte síria.

Os representantes do regime de Bashar al-Assad se reunirão durante a tarde com o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, dando a largada ao processo que começa vacilante.

Está previsto que estas negociações inter-sírias, que buscam colocar fim a uma guerra que deixou mais de 260.000 mortos e milhares de refugiados desde março de 2011, durem seis meses.

No entanto, começam em meio a uma grande confusão e com a ausência de grupos chave da oposição síria que exigem como condição para sua participação uma melhora da situação humanitária na Síria.

Este grupo, o Alto Comitê de Negociações (ACN), formado em Riad, exige a melhora da situação humanitária antes de voltar à Suíça.

Segundo Bettina Luescher, porta-voz do Programa Mundial de Alimentos (PAM), 18 zonas na Síria estão sitiadas e mais de 4,6 milhões de pessoas têm pouco ou nenhum acesso à ajuda humanitária.

"O PAM pede que todos os atores e organizações humanitárias tenham acesso a estas zonas para entregar ajuda de urgência, comida, água e medicamentos", disse ante a imprensa a partir de Genebra.

Com quais opositores falar?O ACN, conhecido como o grupo de Riad, foi criado em dezembro para reunir os principais grupos rebeldes, tanto organizações armadas quanto os partidos políticos, ante a perspectiva destas negociações.

Conta com o apoio de Arábia Saudita, Catar e França, mas é impugnado pela Rússia, aliada do regime de Damasco, que denuncia a presença de terroristas em seu seio, principalmente o chefe negociador Mohamed Allouche, representante do grupo salafista Jaish al-Islam.

Além disso, outros opositores, que não contam com o apoio de Riad, mas que foram convidados a título pessoal pela ONU, já se encontram em Genebra e estão determinados a participar das negociações, ao mesmo nível que o grupo de Riad, o que aumenta a confusão.

A ONU indicou nesta sexta-feira em um comunicado que De Mistura se reunirá - após se encontrar com os delegados do regime - com "outros participantes e representantes da sociedade civil".

As negociações serão indiretas. As partes estarão em salas separadas e os emissários irão de uma a outra levando as propostas.

Outra das perguntas é o tema da representação dos curdos. O PYD, o principal partido curdo, não foi convidado às negociações, para desgosto de Moscou.

O PYD sírio - considerado pela Turquia um braço do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), o inimigo número um de Ancara - luta em terra contra os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), mas a oposição síria o acusa de complacência com o regime de Damasco.

"O importante é que as negociações comecem com os que estão aqui", estimou Randa Kassis, uma opositora laica que está entre os convidados a título pessoal.

bur-cf/chp/jh/meb.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos