Grupo naval da Otan se dirigirá ao Mar Egeu para operação com migrantes

Bruxelas, 11 Fev 2016 (AFP) - O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, anunciou nesta quinta-feira que um grupo naval aliado sob comando alemão se dirigirá sem demora para o Mar Egeu para ajudar a lutar contra o tráfico humano de migrantes.

"A Otan está neste momento redirecionando um grupo naval para o Egeu, sem tardar para iniciar a vigilância das atividades marítimas", afirmou Stoltenberg em coletiva de imprensa depois que os ministros da Defesa da Aliança aprovaram o pedido neste sentido da Alemanha, Turquia e Grécia.

Esta operação de vigilância fronteiriça constitui uma mudança inédita nas missões da Otan, criada como uma organização militar de defesa.

Até o momento, a Otan se recusara a iniciar um envolvimento direto na crise migratória europeia, sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial.

Alemanha, Turquia e Grécia pediram na quarta-feira a outros países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) o lançamento de uma missão de vigilância no mar Egeu para monitorar a atividade dos traficantes de pessoas - disse uma fonte do governo alemão à AFP.

"Alemanha, Grécia e Turquia pediram, em conjunto, uma missão de vigilância no mar Egeu", relatou a fonte em Bruxelas.

O objetivo - completou - é ter uma "visão clara da situação na costa turca", onde a atividade dos traficantes de imigrantes é dinâmica, graças a informações compartilhadas em tempo real.

A proposta foi apresentada ao secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, que informará nesta quinta-feira os 28 ministros da Defesa sobre seu conteúdo. Liderada pelos Estados Unidos, a Aliança Atlântica deve se reunir nesse mesmo dia em Bruxelas.

Na terça, Stoltenberg garantiu que os ministros da Defesa estudariam "muito seriamente" o pedido feito na véspera, em Ancara, pela chanceler alemã, Angela Merkel, e por seu colega turco, Ahmet Davutoglu.

mt/axr/mba/tjc/c

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos