Berlim reprova as acusações de Tsipras contra Espanha e Portugal

Berlim, 2 Mar 2015 (AFP) - A Alemanha considerou nesta segunda-feira que o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras cometeu uma "falta" ao acusar Espanha e Portugal de desejarem levar seu país à asfixia financeira durante as negociações sobre a dívida grega.

A declaração de Tsipras, feita no sábado, foi "uma falta muito incomum, de acordo com os parâmetros europeus. Não fazemos isto no Eurogrupo", declarou Martin J?ger, porta-voz do ministro alemão das Finanças, Wolfgang Sch?uble, em entrevista coletiva.

Tsipras, líder da esquerda radical, acusou no sábado os governos conservadores de Madri e Lisboa de intransigência nas negociações sobre a dívida grega e de querer conduzir Atenas à "asfixia financeira".

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, pediu no domingo seriedade a Tsipras e que não tente transformar Espanha e Portugal em bodes expiatórios.

J?ger destacou que "Portugal e Espanha são sócios com os quais trabalhamos juntos e respeitamos muito o que os dois países conseguiram nos últimos anos em termos de reformas", disse.

A Grécia obteve na semana passada uma prorrogação da ajuda financeira, baseada em um compromisso entre Atenas e os ministros das Finanças da Eurozona que estipula que a Grécia implementará as reformas necessárias.

aro-dlc/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos