Democrata Sanders ganha no Colorado e Minnesota

Washington, 2 Mar 2016 (AFP) - O senador americano Bernie Sanders ganhou nesta "Super Terça" as primárias nos estados de Colorado e Minnesota, para somar quatro vitórias em um dia-chave para a indicação de quem disputará as eleições presidenciais de novembro, segundo projeções das TVs americanas.

Sanders venceu nesta terça nos estados de Minnesota, Colorado, Oklahoma e Vermont. Sua adversária, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, ganhou no Alabama, Arkansas, Geórgia, Tennessee, Virgínia e Texas.

Em um emocionado discurso em Vermont (estado que representa no Senado), Sanders lembrou a seus partidários que "esta noite conquistamos centenas de delegados (...) mas há dez meses tínhamos apenas 3% nas pesquisas". "Percorremos um longo caminho em dez meses".

Em uma referência ao favoritismo de Clinton, Sanders recordou que "no final deste dia 15 estados terão votado nas primárias, mas faltarão outros 35, e continuaremos com nossa luta por justiça econômica e justiça social".

Em um discurso em Miami, Hillary Clinton disse que "ficou claro esta noite que nunca houve tanta coisa em jogo como nesta eleição, apesar de a retórica jamais ter sido tão baixa".

Segundo Clinton, "tratam de dividir os americanos entre nós e eles, um grande equívoco"".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos