México descarta pagar 'sob qualquer circunstância' muro proposto por Trump

México, 3 Mar 2016 (AFP) - O governo mexicano não pagará "sob qualquer circunstância" o gigantesco muro ao longo da fronteira com os Estados Unidos proposto pelo pré-candidato republicano à Casa Branca Donald Trump, advertiu nesta quinta-feira o ministro das Finanças do México, Luis Videgaray.

"Eu digo de forma enfática e categórica: o México, sob qualquer circunstância, não pagará pelo muro proposto por Trump", garantiu Videgaray em uma entrevista ao canal Milenio Televisión.

"Construir um muro entre o México e os Estados Unidos é uma péssima ideia que se baseia na ignorância e que não tem base na realidade da integração da América do Norte", disse o ministro.

Videgaray destacou ainda que o dinheiro público dos mexicanos é "para beneficiar os mexicanos". "Nós temos necessidades enormes e muito mais importantes", argumentou.

Desde que anunciou sua candidatura presidencial, Trump optou por uma linguagem muito agressiva contra os migrantes que entram nos Estados Unidos e especialmente contra os mexicanos, a quem acusou de serem estupradores e criminosos.

A este propósito, o magnata propôs construir um muro gigante na fronteira entre o México e os Estados Unidos, afirmando que forçaria o governo mexicano a pagar por ele.

Videgaray lembrou que os dois vizinhos são aliados, por cuja fronteira passam legalmente todos os dias mais de um milhão de pessoas e 350.000 veículos, e disse que um eventual muro não geraria "nenhum benefício" para qualquer um dos dois países, que mantêm uma intercâmbio comercial de US$ 1 milhão a cada minuto.

No entanto, dada a vantagem de Trump nas primárias do Partido Republicano, ele fez uma promessa caso chegasse à presidência.

"Se o povo americano decidir que o próximo presidente dos Estados Unidos será Donald Trump vai encontrar no governo do México diálogo, uma atitude construtiva, uma atitude de boa vizinhança", disse ele.

Na semana passada, durante uma visita ao México do vice-presidente americano Joe Biden, o presidente Enrique Peña Nieto se queixou "daqueles que têm uma visão fechada, (...) de construir muros".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos