Teerã denuncia 'contínuas mentiras' de Netanyahu sobre programa nuclear

Teerã, 3 Mar 2015 (AFP) - O Irã denunciou nesta terça-feira "as contínuas mentiras" pronunciadas pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que em discurso no plenário do Congresso americano afirmou que o acordo sobre o programa nuclear de Teerã é uma ameaça para o mundo.

Em comunicado, a porta-voz do ministério das Relações Exteriores iraniana, Marzieh Afkham, denunciou que Netanyahu propaga "contínuas mentiras" sobre os objetivos e as intenções por trás do programa nuclear, no momento em que o país negocia com as potências do 5+1 (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido, França, e Alemanha).

O discurso de Netanyahu "é um sinal de fraqueza e isolamento extremo dos radicais, incluindo quem apoia" Israel, disse a representante.

Para ela, os inimigos de Teerã "estão diante de sérios problemas com o avanço das negociações e a determinação do Irã em superar a crise".

Em um discurso histórico no Capitólio, o líder israelense garantiu que trata-se de "um péssimo acordo", e que o mundo estaria melhor sem ele.

De acordo com o primeiro-ministro de Israel, "um acordo com o Irã não impedirá a produção de bombas atômicas".

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, alertou que "propagar inquietações não ajuda nesta etapa" e disse que as negociações estão perto de "um acordo".

O chefe da diplomacia iraniana, Mohamad Javad Zarif, e o secretário de estado norte-americano, John Kerry, prosseguiram com as discussões em Montreux, Suíça, para um acordo definitivo sobre o programa nuclear de Teerã, que tem como data limite 31 de março.

A República Islâmica desmente as acusações dos países ocidentais e de Israel de que seu programa nuclear tem por objetivo construir a bomba atômica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos