Paraquedistas dos EUA treinarão guarda nacional da Ucrânia

Em Washington

Cerca de 300 paraquedistas americanos começarão a treinar soldados do Exército da Ucrânia em abril, informou o Pentágono nesta quinta-feira (19).

Os 290 paraquedistas da 173ª Brigada de Combate Aerotransportada, apelidados de soldados do céu, treinarão tropas ucranianas na cidade de Yavoriv, no leste da Ucrânia.

A capacitação era planejada, inicialmente, para meados de março, mas foi adiada para o final de abril, informou o porta-voz do Pentágono, coronel Steven Warren.

O programa sofreu "algumas críticas" e por isso o início foi adiado, explicou.

Os paraquedistas treinarão seis companhias da guarda nacional ucraniana, "com um enfoque na segurança interna e na defesa territorial", disse a porta-voz do Departamento de Defesa, Eileen Lainez.

"Embora continuemos pensando que não há uma solução militar" para o conflito entre a Ucrânia e os separatistas pró-russos, a Ucrânia têm direito a se defender", expressou Lainez.

Os Estados Unidos dão ajuda militar à Ucrânia, mas não chegaram a entregar armas letais, como Kiev reivindica.

A assistência de treinamento "é parte dos nossos esforços para fortalecer a defesa e operações de segurança interna da Ucrânia", explicou a oficial.

Na semana passada, Washington anunciou que enviaria ajuda à Ucrânia estimada em US$ 75 milhões em veículos Humvees, alguns blindados, drones de observação Raven, radares antimorteiro, entre outros equipamentos "não letais".

Alguns combates esporádicos foram detectados em setores pró-russos, no leste separatista da Ucrânia, apesar de um acordo de cessar-fogo no mês passado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos