Topo

Inundações no norte do Chile deixam 6 mortos

Em Copiapó

26/03/2015 23h14

Uma forte tempestade na região norte do Chile deixou seis mortos e 19 desaparecidos, segundo um boletim atualizado divulgado pelas autoridades na noite desta quinta-feira.

"Vamos corrigir o relatório divulgado pela manhã para seis vítimas fatais, e não sete vítimas", disse o subsecretário do Interior, Mahmud Aleuy.

"O número total de desabrigados é de 496 em Antofagasta e 4.100 em Atacama", acrescentou Aleuy.

A região do Atacama (800 km ao norte de Santiago) e a cidade de Antofagasta passaram a noite em toque de recolher, depois que as Forças Armadas assumiram o controle dos dois locais, que permanecem sob estado de exceção constitucional por causa da catástrofe.

O inusual temporal no Atacama, região do deserto de mesmo nome, considerado o mais árido do mundo, começou na madrugada de terça-feira e provocou inundações em várias localidades, uma consequência da cheia de rios que permaneceram secos por anos.

A presidente Michelle Bachelet, que viajou na quarta-feira à noite para a região com o objetivo de coordenar as tarefas de emergência, visitou na tarde desta quinta a zona de Chañaral, uma das mais afetadas.

As fortes chuvas na região norte se contrapõem à seca e aos incêndios florestais no sul do país.