Militar americano é preso por tentar se unir ao Estado Islâmico



Washington, 26 Mar 2015 (AFP) - Um militar americano foi detido nesta quinta-feira no Aeroporto de Chicago, quando tentava viajar para se unir aos jihadistas do Estado Islâmico (EI), informaram as autoridades dos Estados Unidos.

Hasan Edmonds, 22, membro da Guarda Nacional, e seu primo Jonas Edmonds, 29, foram acusados de "conspirar para dar apoio material à organização terrorista" e deverão comparecer diante de um tribunal federal de Illinois, sob o risco de pegar até 15 anos de prisão.

Segundo as primeiras informações, Hasan deveria utilizar sua experiência na Guarda Nacional para treinar os jihadistas do EI, enquanto Jonas utilizaria o uniforme do primo para ter acesso a uma instalação militar nos EUA e atacá-la.

A instalação militar em questão fica no norte de Illinois e era bem conhecida por Hasan, que recebeu treinamento no local. O ataque ocorreria após a viagem de Hasan.

"Planejavam atacar membros do nosso Exército nos Estados Unidos. De forma perturbadora, vestiria o mesmo uniforme dos que pensava atacar", destacou o vice-secretário da Justiça John Carlin.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos