Grécia: agência de risco reduz nota da dívida por 'risco elevado'



Washington, 28 Mar 2015 (AFP) - A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou, nesta sexta-feira, a nota da dívida grega em dois pontos, chegando ao grau "CCC". A agência destaca os "riscos elevados" nas negociações entre o governo grego e os credores internacionais.

"A incapacidade de se inserir nos mercados, a incerteza sobre um rápido desbloqueio (da ajuda internacional) e a tensão no setor bancário grego colocam uma pressão extrema sobre o financiamento da Grécia", argumentou a agência.

Sob pressão internacional desde 2010, o governo do país europeu se encontra, atualmente, em negociações com os credores para obter parte dos 7,2 bilhões de euros que devem ser entregues pela União Europeia (UE), antes que acabem os recursos disponíveis no tesouro grego.

O governo grego anunciou, também nesta sexta, que suas propostas de reformas estão quase prontas. A intenção é apresentá-las aos credores do país na semana que vem, para permitir a reativação da economia local sem a necessidade de dolorosas medidas de austeridade.

De acordo com a Fitch, o governo grego, dirigido pelo partido anti-austeridade Syriza, "sobreviverá a esta crise de liquidez" sem ser negligente sobre parte dessa dívida em poder de organismos públicos como a UE, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O orçamento do governo da Grécia está comprometido em dívidas que superam 175% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos