Topo

Temporal no norte do Chile já deixou 18 mortos e 49 desaparecidos

Em Santiago

30/03/2015 22h54

O número de vítimas fatais do incomum temporal que atingiu na semana passada o desértico norte do Chile subiu a 18, enquanto 49 pessoas permanecem desaparecidas, informou na noite desta segunda-feira (30) o último boletim oficial.

"Temos o registro de 18 pessoas mortas e 49 denúncias de desaparecimentos em todo o país, em todos os quartéis policiais", disse o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, ao entregar o último boletim do Escritório Nacional de Emergências (Onemi).

As inundações arrasaram vários povoados na região do Atacama, 800 km ao norte de Santiago, e a cidade vizinha de Antofagasta.

Segundo o Onemi, 26 mil pessoas foram afetadas pela enchente, muito incomum no desértico norte do Chile.

Três mineiros do grupo dos 33, que se tornaram famosos ao terem sido resgatados depois de permanecerem mais de dois meses presos no fundo de uma mina, foram localizados após boatos sobre seu desaparecimento durante o temporal.

Havia dúvidas sobre o paradeiro de Ariel Ticona, Esteban Rojas e Víctor Segovia, mas os três estão bem.

"O mais importante é que os mineiros que mais nos preocupavam estão bem", disse nesta segunda-feira à "AFP" Luis Urzúa, líder do grupo de 33 mineiros, famosos por terem ficado presos por 69 dias a mais de 600 metros de profundidade no fundo da mina San José, de Copiacó (800 km ao norte de Santiago).

O temporal afetou ainda outro membro do grupo dos 33, Víctor Zamora, cuja casa foi arrasada no pequeno povoado minerador de Tierra Amarilla, a 15 km de Copiapó.

"Esta é outra tragédia, perdemos tudo", disse Zamora na sexta-feira à "AFP".