Multidão lota Grande Mesquita de Bruxelas em homenagem pós-atentados

Bruxelas, 1 Abr 2016 (AFP) - Mais de 2.000 pessoas foram à Grande Mesquita de Bruxelas, nesta sexta-feira, homenagear uma jovem mãe belgo-marroquina vítima dos atentados cometidos em 22 de março passado na capital belga - noticiou a imprensa local.

Loubna Lafquiri, uma jovem professora de Educação Física, tinha três filhos e vivia em Molenbeek.

A homenagem foi organizada no dia de reza desta emblemática mesquita, que fica no Parque do Cinquentenário a dois passos das instituições europeias.

O número de pessoas era tão grande que alguns fiéis tiveram de ficar do lado de fora, ouvindo a pregação e as últimas homenagens à Loubna Lafquiri sentados em seu tapete de oração.

"Estamos aqui como seres humanos, antes de tudo", disse uma mulher de véu rosa, com a garganta embargada, à emissora de televisão RTL.

"Assim como para todas as vítimas de todas as confissões religiosas, são mães, irmãs, pais, irmãos", completou.

"Isso poderia ter acontecido com qualquer um. É o aeroporto por onde todo o mundo passa, as estações de metrô que todo o mundo conhece", ressaltou.

Loubna Lafquiri morreu no ataque suicida cometido na estação de metrô de Maelbeek. Os atentados de 22 de março, no metrô e no aeroporto de Bruxelas-Zaventem, deixaram 32 mortos.

"Por razões que nenhuma pessoa compreende, assassinos niilistas interromperam sua vida de uma maneira tão cruel quanto absurda", disse um parente, diante dos fiéis reunidos.

O prefeito de Molenbeek, Françoise Schepmans, participou da cerimônia. Ele elogiou "uma mulher moderna e plena, uma mãe de família que trabalhava".

"Esses atentados atingiram todas as nacionalidades, culturas e origens", lamentou.

mad-axr/lpt/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos