Kerry ameaça aumentar a pressão contra a Coreia do Norte mas está disposto a negociar

Hiroshima, Japão, 11 Abr 2016 (AFP) - O secretário de Estado americano, John Kerry, ameaçou nesta segunda-feira "aumentar" a pressão contra a Coreia do Norte por seu programa nuclear, mas disse que o governo dos Estados Unidos está "disposto a negociar" um tratado de paz na península coreana.

"Ainda é possível aumentar (a pressão), isto dependerá das ações de Pyongyang", declarou Kerry à imprensa depois da reunião do G7 em Hiroshima (Japão).

"Mas estamos dispostos a negociar um tratado de paz na península coreana", completou, antes de explicar que isto dependerá da desnuclearização da Coreia do Norte.

Nunca foi assinado um tratado de paz para acabar com a guerra da Coreia (1950-1953) entre o Sul e o Norte.

"Estamos dispostos a negociar um acordo de não agressão, estamos dispostos a negociar uma ajuda econômica", disse Kerry, mas "tudo isto depende" da vontade da Coreia do Norte para voltar à mesa de negociações, interrompidas em 2008, sobre uma possível desnuclearização da península coreana.

Kerry estava nesta segunda-feira em Hiroshima, a cidade onde caiu uma bomba atômica americana em 1945, onde se reuniu com os colegas do G7. Depois do encontro, as sete maiores potências mundiais defenderam "um mundo sem armas nucleares".

pb/fp

KERRY GROUP

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos