EUA planejam identificar corpos de marinheiros mortos em Pearl Harbor

Em Washington

  • Associated Press

Os Estados Unidos exumarão os ossos de 388 marinheiros americanos mortos no ataque japonês a Pearl Harbor, em 1941, na tentativa de identificá-los utilizando testes de DNA, anunciou nesta terça-feira (14) o departamento de Defesa.

O esforço se concentrará nos marinheiros do USS Oklahoma, que jamais puderam ser identificados, após sete décadas do ataque surpresa que provocou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

O navio afundou após ser atingido por torpedos japoneses no ataque a Pearl Harbor, provocando a morte de 429 marinheiros e fuzileiros, e 388 corpos foram sepultados sem identificação no cemitério National Memorial do Pacífico, em Honolulu.

Após a decisão do Pentágono, os ossos dos 388 militares não identificados serão exumados e enviados a um laboratório do departamento de Defesa no Havaí.

"Os recentes progressos na tecnologia forenses, assim como a ajuda de familiares para fornecer informação genética, permitem agora realizar identificações individuais para muitos membros enterrados há muito tempo como 'desconhecidos'", destacou o subsecretário de Defesa, Robert Work.

Os marinheiros identificados receberão sepulturas com honras militares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos