EUA aumentará suas forças militares no Iraque

Bagdá, 18 Abr 2016 (AFP) - Os Estados Unidos irão deslocar um contingente adicional de militares no Iraque, disse nesta segunda-feira, em Bagdá, o secretário de Defesa americano, Ashton Carter.

"Vamos trazer forças adicionais", disse Carter, completando que também entregarão helicópteros Apache para ajudar as forças iraquianas na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Segundo um alto funcionário, cerca de 200 efetivos serão somados ao contingente atual, totalizando em aproximadamente quatro mil militares.

Os Estados Unidos lideram a coalizão internacional que bombardeia posições do EI e também ajuda tanto o exército sírio quanto o iraquiano com treinamentos e assistência militar.

Carter chegou a Bagdá desde os Emirados Árabes, sua primeira parada de uma viagem que terminará na quinta-feira em uma conferência do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) em Riad, onde também estará presente o presidente Barack Obama.

O EI conquistou grandes extensões de território no Iraque, em uma ofensiva fulminante em meados de 2014, mas desde então as autoridades de Bagdá têm conseguido frear o grupo.

Embora a maior parte das tropas americanas tenha um papel de assessoramento, Washington também deslocou membros de suas forças especiais e marinha para dar apoio à artilharia iraquiana.

O presidente americano confirmou seu compromisso de que não haverá "botas no terreno" para lutar contra o EI, mas houve confrontos de militares americanos contra os extremistas e, entre os deslocados, foram registradas duas mortes.

Em 2003, uma coalizão liderada pelos Estados Unidos invadiu o Iraque e derrotou o ditador Saddam Hussein, deixando um vazio de poder que gerou anos de caos e violência sectária.

A onda de violência foi finalmente controlada e as tropas americanas se retiraram no fim de 2011.

lby/wd/hkb/an/mb/mp

APACHE

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos