Blogueira cubana Yoani Sánchez diz que negociações com EUA é 'derrota' para Havana

Em Santiago

  • Divulgação

As negociações entre os Estados Unidos e Cuba para restabelecer as relações diplomáticas representam uma "profunda derrota" para o governo cubano, considerou nesta quarta-feira (22) a blogueira e dissidente cubana Yoani Sánchez.

"Cinquenta e seis anos brigando contra para no final aceitar se sentar e negociar com o inimigo", declarou Sánchez em sua primeira visita ao Chile, à convite da universidade particular Adolfo Ibáñez.

Isso "me parece uma profunda derrota para o governo", acrescentou a dissidente, em uma coletiva de imprensa antes de discursar para cerca de 500 estudantes de uma das universidades mais caras do Chile.

Em 17 de dezembro, os governos dos Estados Unidos e Cuba anunciaram o início de restabelecimento de suas relações diplomáticas.

Depois desse dia "os cubanos não tem mais comida nos pratos ou mais dinheiro nos bolsos, nem mais liberdade nas ruas, mas acredito que temos mais esperanças", afirmou Sánchez.

Sánchez indicou que solicitou um encontro com a presidente socialista Michelle Bachelet, mas esta não poderá recebê-la por questões de agenda.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos