Ex-presidente Fujimori é transferido para hospital por crise de hipertensão

Em Lima

  • Paolo Aguilar/Efe

    Alberto Fujimori cumpre desde 2007 uma condenação de 25 anos de prisão por violação aos direitos humanos

    Alberto Fujimori cumpre desde 2007 uma condenação de 25 anos de prisão por violação aos direitos humanos

Alberto Fujimori, o ex-presidente peruano que cumpre pena de prisão, foi internado de emergência em uma clínica local por uma crise de hipertensão, informou o seu médico neste sábado à AFP.

"À meia-noite foi constatado que o ex-presidente apresentava um quadro de pressão arterial instável, com dormência nas pernas e, com maior preocupação, no lado esquerdo, motivo pelo qual decidiu-se interná-lo em uma clínica de emergência", disse o médico Alejandro Aguinaga.

O traslado do ex-presidente (1990-2000) da base policial no distrito de Ate (leste), onde ele está preso, até o hospital foi realizado obedecendo rigorosas medidas de segurança.

Na clínica, o seu quadro de saúde foi estabilizado e estão sendo realizado uma série de exames para descartar problemas neurológicos, disse Aguinaga, que também é congressista do Força Popular, partido de Fujimori.

Fujimori, de 76 anos, sofre de hipertensão arterial, e foi operado cinco vezes nos últimos anos para remover uma recorrente lesão cancerígena na língua.

Em junho de 2013, os quatro filhos de Fujimori pediram um indulto presidencial devido a seu delicado estado de saúde, o que foi negado pelo presidente Ollanta Humala.

Humala baseou sua decisão em um relatório médico que indicava que Fujimori não reunia as condições de gravidade para receber o indulto presidencial.

Fujimori cumpre desde 2007 uma condenação de 25 anos de prisão por violação aos direitos humanos durante seu governo, que lutava contra a guerrilha do Sendero Luminoso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos