Ao menos 40 rebeldes são mortos em ataque do regime sírio em Aleppo

Beirute, 21 Mai 2015 (AFP) - Ao menos 40 rebeldes foram mortos nesta quinta-feira em um ataque aéreo do regime sírio em um bairro de Aleppo, a grande cidade do norte do país, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Esses rebeldes islamitas, incluindo três líderes, foram mortos quando a aviação lançou um barril de explosivos seguido de um morteiro no bairro de Shaar, no leste de Aleppo", indicou o OSDH, que acrescentou que o número de mortos pode aumentar.

Shaar é um bairro sob controle da oposição, regularmente bombardeado por aviões e helicópteros do regime de Bashar al-Assad. A cidade de Aleppo está dividida desde julho 2012 entre áreas leais ao governo a oeste e áreas rebeldes a leste.

De acordo com o OSDH, os islamitas mortos integravam a Frente Norte, uma coalizão de facções islâmicas formada em dezembro, e teriam armazenado morteiros dentro do prédio alvejado, o que multiplicou os efeitos da explosão.

"Os morteiros explodiram com o ataque, e testemunhas descreveram uma explosão que lembrava um terremoto", relatou à AFP Rami Abdel Rahman, chefe do OSDH.

A Anistia Internacional acusou recentemente as forças do regime de cometer "crimes contra a humanidade" por bombardear indiscriminadamente Aleppo.

As bombas lançadas pelo regime - barris cheios de explosivos - também são alvos de críticas por parte de organizações de direitos humanos.

lar-ram/cbo/mr/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos