Tsipras, Hollande e Merkel se reúnem para discutir dívida grega

Riga, 22 Mai 2015 (AFP) - O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, reuniu-se por quase duas horas em Riga, nesta quinta-feira à noite, com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o presidente francês, François Hollande para discutir a dívida grega.

Segundo a assessoria de Hollande, o encontro, "transcorrido em uma atmosfera amigável e construtiva", concentrou-se "na vontade de alcançar um acordo sobre o atual programa", que busca reforçar as finanças gregas.

Os três presidentes "se mostraram de acordo quanto à necessidade de que as autoridades gregas continuem seu trabalho com as três instituições credoras" - União Europeia (UE), Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI).

O encontro aconteceu durante a cúpula da Associação Oriental, um programa de cooperação comercial entre a UE e seis ex-repúblicas soviéticas.

Em sua chegada à capital da Letônia, Hollande afirmou que o objetivo da reunião com a Grécia é buscar um início de solução.

"Não é aqui, em Riga, que vamos solucionar a questão da Grécia", desconversou o presidente francês.

"Com Tsipras, queremos encontrar soluções que permitam dar confiança e desbloquear os fundos previstos", acrescentou.

"Trabalhamos para facilitar as coisas e, ao mesmo tempo, para transmitir um certo número de mensagens úteis para a Grécia e úteis para a Europa", concluiu Hollande.

Atenas negocia um acordo com seus credores para obter os 7,2 milhões de euros pendentes do segundo programa de ajuda que vence no final de maio, em troca da adoção de reformas.

A Grécia deve devolver uma importante quantia ao FMI em 5 de junho, o que, na falta de um acordo, pode levar Atenas ao não pagamento da dívida.

Dedicada fundamentalmente à cooperação entre a União Europeia (UE) e seus vizinhos da ex-União Soviética, a cúpula segue até esta sexta-feira.



mt-vl/via/jz/cc/tt/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos