Guatemala: ministra do Interior assume em meio à crise por corrupção

Cidade da Guatemala, 22 Mai 2015 (AFP) - A nova ministra do Interior da Guatemala, Eunice Mendizábal, tomou posse nesta quinta-feira no lugar de Mauricio López, removido do cargo junto a outros dois membros do gabinete em meio à crise por denúncias de corrupção.

Em um ato na Casa Presidencial, o presidente Otto Pérez tornou oficial a nomeação de Mendizábal, que ocupava o cargo de vice-ministra do Interior encarregada da luta contra o tráfico de drogas.

Na quinta-feira, Pérez anunciou a remoção de López - considerado seu homem de confiança - e dos ministros de Meio Ambiente e Energia, em meio a protestos da população devido aos casos de corrupção envolvendo o governo.

Pérez enfrenta uma intensa pressão da sociedade civil desde a descoberta de uma rede de corrupção envolvendo sonegação fiscal na alfândega, o que provocou a renúncia da vice-presidente, Roxana Baldetti.

Na quarta-feira, um novo escândalo de corrupção veio à tona com a prisão do presidente do Banco da Guatemala (Central), Julio Suárez, e do diretor da Previdência Social, o militar Juan de Dios Rodríguez, ligado à Pérez.

Suárez e Rodríguez são acusados de desviar cerca de 15 milhões de dólares da Previdência Social.

Apesar das medidas adotadas, o presidente guatemalteco descartou que seu governo esteja "desmoronando", e afirmou que concluirá seu mandato apenas no dia 14 de janeiro de 2016, quando expira seu período constitucional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos