Marinha de Mianmar realiza primeira operação de resgate de imigrantes

Em Sittwe (Mianmar)

  • EFE

    22.mai.2015 - Em foto divulgada pelas autoridades de Mianmar, policiais observam um grupo de imigrantes em um navio em Rakhine

    22.mai.2015 - Em foto divulgada pelas autoridades de Mianmar, policiais observam um grupo de imigrantes em um navio em Rakhine

A Marinha de Mianmar realizou a primeira operação de resgate de um barco de imigrantes, com mais de 200 pessosa a bordo, anunciou o governo nesta sexta-feira (22).

"Um navio da Marinha localizou dois barcos em 21 de maio, durante uma patrulha", afirmou Tin Maung Swe, funcionário do governo do Estado de Rakhine (sudoeste).

Segundo a ONU, mais de 2.000 imigrantes estariam bloqueados em embarcações à deriva nas costas birmanesas há várias semanas.

Um barco, que navegava com uma bandeira tailandesa, foi rebocado na madrugada desta sexta-feira perto da cidade de Maungdaw, ponto de partida de muitas embarcações lotadas de imigrantes, que fogem do país com destino a Malásia ou Indonésia.

Os barcos transportam bengaleses que tentam fugir da miséria em seu país e membros da etnia rohingya, uma comunidade muçulmana marginalizada em Mianmar, país que recebeu uma forte pressão internacional nas últimas semanas.

Em poucos dias, Tailândia, Indonésia e Malásia receberam quase 3.000 imigrantes, mas também expulsaram vários barcos de suas águas territoriais.

Nesta semana, no entanto, vários países da região flexibilizaram sua política. Malásia e Indonésia pararam de afastar os barcos de migrantes, como haviam exigido as organizações internacionais desde o início da crise.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos