Topo

'Mujica gold', a nova semente de maconha para os fãs de Mujica

"Mujica Gold", uma variedade de maconha personalizada em homenagem ao ex-presidente uruguaio - Divulgação/Ketama Seeds
'Mujica Gold', uma variedade de maconha personalizada em homenagem ao ex-presidente uruguaio Imagem: Divulgação/Ketama Seeds

Em Montevidéu

22/05/2015 17h44

O popular ex-presidente do Uruguai, José Mujica, que aprovou uma lei para regulamentar o mercado de canábis durante a sua gestão, tem agora uma variedade de maconha personalizada: a "Mujica gold".

Trata-se de uma semente produzida "a título de homenagem" e em "reconhecimento ao trabalho" de Mujica "no tema que nos compete da lei da maconha", explicou nesta sexta-feira, à AFP, Javier Ruiz, da Ketama Seeds, empresa que criou a nova variedade.

Mas também "pelo carinho que temos por ele", acrescentou Ruiz por telefone de Navarra, Espanha, onde fica a sede da empresa.

A "Mujica gold" foi introduzida no mercado no ano passado e seu consumo começou a se desencolver, explicou. "Aqueles que a cultivaram a cultivam de novo".

Ruiz admitiu que o nome "chama a a atenção", embora garanta que não buscou um efeito de marketing ao batizá-la com o sobrenome do ex-presidente uruguaio, que teve aprovada durante sua gestão uma polêmica lei que regula a produção, a distribuição e o consumo de maconha no Uruguai.

A lei tem a particularidade de que, uma vez implementada plenamente, colocará o Estado como garantidor da produção e da comercialização da droga.

"Alguns quiseram prová-la por simpatia com Pepe", disse Ruiz, referindo-se ao ex-presidente por seu apelido.

Perguntado sobre as características da semente, ele disse ser fácil de cultivar e afirmou que tem aromas "frutados e florais".

A empresa comercializa as sementes em pacotes de no máximo 10 unidades, que custam 85 euros.

Mujica deixou o poder em 1º de março de 2015. Da lei que assinou no fim de 2013, só o capítulo que corresponde ao auto-cultivo em clubes ou individualmente está funcionando plenamente. A produção nas mãos do Estado e a distribuição a partir de um registro de consumidores ainda não foram implementadas no governo de Tabaré Vázquez.