Vítima de expurgo maoísta recebe enterro simbólico na China

Pequim, 22 Mai 2015 (AFP) - Cinquenta anos após seu desaparecimento, foi realizado na China o enterro simbólico de uma vítima dos expurgos maoístas, embora a imprensa oficial tenha advertido que com isso não vai reexaminar agora o passado.

Chu Anping, na época redator chefe do Claridade - Guangming em chinês, o jornal dos intelectuais - foi a primeira vítima do movimento antidireitista, lançado em 1957 por Mao Tsé-Tung e que decapitou a intelligentsia chinesa.

Chu voltou a ser alvo de perseguições durante a Revolução Cultural, que começou em 1966.

Segundo diferentes versões, o jornalista teria se suicidado, ou teria sido morto pelos guardas vermelhos, as tropas de jovens estudantes encarregados por Mao de eliminar os chineses suspeitos de não apoiá-lo devidamente.

O filho de Chu foi informado de sua morte nos anos 1980. No entanto, os restos mortais de seu pai não foram entregues, e as circunstâncias exatas de sua morte não foram reveladas.

Finalmente, sua família pôde inaugurar um túmulo em Wuxi, na província de Jiangsu (leste), na qual depositou seus objetos pessoais, na falta de seus restos mortais.

No entanto, o Partido Comunista Chinês, que reabilitou a maioria das 550.000 vítimas do movimento antidireitista, segue considerando Chu Anping como um elemento hostil, segundo a versão oficial.

"De qualquer forma, não se deve utilizar Chu Anping" para reabrir o debate sobre "este período tão especial, que não se repetirá nunca mais", escreve o jornal oficial Global Times.

Chi escreveu em 1957 um artigo tão crítico a respeito do Partido Comunista que tirou o sono de Mao por vários dias.

A resposta de Mao, no Jornal do Povo, marcou o início da repressão, orquestrada por Deng Xiaoping.

Meses antes, Mao havia pedido aos intelectuais que se expressassem sem medo de criticar o PCC, no chamado "movimento das cem flores".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos