Equador cobrará impostos sobre heranças superiores a 35.400 dólares

Quito, 24 Mai 2015 (AFP) - O governo do Equador cobrará imposto sobre as heranças superiores a 35.400 dólares e vai combater a "mais-valia ilegítima", como parte de um plano contra a desigualdade, anunciou neste domingo o presidente Rafael Correa.

Em seu informe anual à nação, o presidente se disse disposto a assumir o "custo político" destas iniciativas que enviará ao Congresso, que conta com a maioria do governo.

"Enfrentarei o custo político que for necessário, mas nos próximos dias também enviarei à Assembleia Nacional um novo sistema de impostos para as heranças superiores a cem salários mínimos", que equivalem a 35.400 dólares, disse Correa ao parlamento.

Segundo o presidente, o "patrimônio herdado" é um "fator de desigualdade fundamental" e enfatizou que essa medida não afetará os mais pobres, que classificou como prioridade em seu governo.

O presidente anunciou que "nas próximas semanas" enviará um projeto de lei "para que essa ilegítima mais-valia passe para as mãos dos municípios". Correa, contudo, não deu detalhes sobre o alcance da proposta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos