'Indignados' ganham em Barcelona e também podem governar Madri

Madri, 24 Mai 2015 (AFP) - Uma plataforma cidadã inspirada nos 'indignados' e integrada pelo Podemos foi a mais votada nas eleições municipais na capital catalã. O mesmo pode acontecer em Madri, se conseguirem aliados.

Com 99,32% dos votos apurados, Barcelona em Comum, liderada pela ativista Ada Colau conquistou 11 vereadores, frente aos 10 dos conservadores nacionalistas do CiU do atual prefeito Xavier Trias.

Em Madrid, o conservador Partido Popular foi o mais votado, com 21 deputados contra os 20 obtidos por Manuela Carmena, candidata do Agora Madri, que inclui o partido antiliberal Podemos.

"Aqui não ganharam as siglas, aqui não ganharam uns contra os outros, ganhou o desejo de mudança sobre a campanha do medo, da resignação e com isso ganhamos todos, sobretudo Barcelona", afirmou Colau após saber dos resultados.

O atual prefeito da capital catalã se apressou em parabenizar a vencedora das eleições municipais. "Perdemos as eleições. Parabéns, Ada Colau", escreveu Trias em seu perfil do Twitter.

"Os partidos do poder tiveram um dos piores resultados de sua história", afirmou em Madri o líder do Podemos, Pablo Iglesia.

A Agora Madri, segunda lista mais votada na prefeitura madrilenha atrás do partido do governo, o PP, pode governar a cidade se conseguir alianças com algumas das outras forças socialistas, que conseguiram 9 vereadores, ou com outra força emergente, a Cidadãos, de centro-direita, que obteve 7 cadeiras.

"Teremos a prefeitura se não houver um pacto entre outros partidos", afirmou a candidata conservadora à prefeitura madrilenha, Esperanza Aguirre.

Madri e Barcelona apontam para a emergência de novas formações na política municipal frente aos dois partidos tradicionais, o PP e os socialistas, que, se mantiveram como as forças mais votadas nacionalmente nas eleições municipais, com 27,02% dos votos e 22.659 vereadores, e 25,05% dos votos e 20.754 vereadores, respectivamente.

"Gostaríamos que o desgaste dos grandes partidos fosse mais rápido", reconheceu Iglesias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos