Topo

Chuvas torrenciais deixam ao menos 20 mortos nos EUA e no México

Aaron M. Sprecher/AFP
Imagem: Aaron M. Sprecher/AFP

Em Houston

26/05/2015 18h11

As intensas chuvas dos últimos dias inundaram grande parte de Houston, no Texas (sul dos Estados Unidos), e deixaram ao menos 20 mortos dos dois lados da fronteira com o México, informaram as autoridades nesta terça-feira (26).

Os Estados do Texas e de Oklahoma, e um pouco mais ao sul, regiões do México, foram afetados nos últimos dias por uma onda de mau tempo, com vários tornados que destruíram muitas casas e fizeram transbordar os rios.

No México, muito perto da fronteira com os Estados Unidos, Ciudad Acuña foi sacudida na segunda-feira (25) pela passagem de um tornado que matou pelo menos 14 pessoas. Foram registrados ventos de 270 a 300 km/h.

O presidente Enrique Peña Nieto visitou a cidade devastada.

Autoridades mexicanas encontraram morto, nesta terça-feira, um bebê que foi arrancado dos braços dos pais pelo poderoso tornado e que estava desaparecido.

O bebê estava na rua com os pais quando todos "foram catapultados pelo tornado", explicou, na noite desta segunda-feira, o prefeito de Ciudad Acuña, Evaristo Lenin Pérez.

"Foi horrível, começou a chover durante a manhã e o vento começou a levantar, tudo começou a voar", contou uma moradora de Ciudad Acuña, Juanita Pérez.

O diretor de Proteção Civil do Estado de Coahuila, Francisco Martínez, disse à AFP que, além das pessoas mortas, 44 tiveram que ser hospitalizadas e 242 sofreram ferimentos menos graves.

Centenas de casas foram danificadas e algumas ficaram completamente destruídas.

Na segunda-feira, em poucas horas, choveu em Houston mais de 250 milímetros, provocando as piores inundações em uma década na quarta cidade mais populosa dos Estados Unidos.

A prefeita Annise Parker afirmou nesta terça-feira que duas pessoas morreram na noite passada devido às inundações.

Casa arrastada pela correnteza"Há veículos espalhados por toda a cidade", acrescentou Parker, durante coletiva de imprensa, destacando que os serviços de socorro verificavam se dentro dos automóveis não havia ninguém preso.

"Assegurei ao governador (Greg) Abbott que poderá contar com a ajuda do governo federal", disse o presidente Barack Obama.

"Já temos o pessoal da FEMA (agência encarregada de catástrofes) no local, estão coordenando com as autoridades do Texas que gerenciam as emergências e imagino que haverá importantes demandas a Washington. Prometi que responderíamos a todos estes pedidos", acrescentou o presidente.

Cerca de 200 espectadores que assistiam, na noite de segunda-feira, à partida de basquete entre Houston Rockets e Golden State Warriors, tiveram que ficar no grande estádio onde foi disputado o jogo da final da conferência oeste da NBA.

O centro da cidade não ficou muito inundado, disse Parker, mas os torcedores não conseguiram voltar para casa depois do jogo por causa do temporal.

"Chuvas torrenciais caíram pouco antes do fim da partida e pediu-se a muitos torcedores que ficassem no estádio até que a chuva diminuísse", acrescentou Parker.

Imagens de redes de televisão locais mostravam veículos abandonados em ruas inundadas, às vezes com os motoristas dentro.

Aumentaram os temores no condado de Hays, também no Texas, onde as autoridades reportaram como desaparecidas uma dezena de pessoas.

Muitas delas estavam em uma casa construída sobre pilares, que foram arrastados pela correnteza na noite de sábado. Nesta casa estavam reunidas duas famílias para aproveitar o feriado prolongado do Memorial Day nos Estados Unidos.

Ali estava Laura McComb, que falava por telefone com a irmã quando a casa foi arrastada pelas águas. "Agora estamos em uma casa que flutua sobre o rio. Ligue para o papai e a mamãe. Te amo. E reze", disse sua irmã, segundo uma emissora de televisão local.

Os ocupantes da casa, entre eles várias crianças, continuam desaparecidos desde sábado.

As autoridades também confirmaram a morte de outras duas pessoas em Oklahoma, Estado situado ao norte do Texas.