Topo

Incêndio em casa de repouso deixa 38 mortos na China

26/05/2015 11h59

Pequim, 26 Mai 2015 (AFP) - Um incêndio em uma casa de repouso no centro da China deixou 38 mortos e seis feridos na noite de segunda-feira, informou nesta terça a agência Xinhua.

A tragédia ocorreu em Pingdingshan, cidade da província de Henan, revelou a agência oficial de notícias, citando as autoridades locais.

Dois feridos estão hospitalizados em estado crítico, segundo o escritório regional de segurança do trabalho.

Fotos publicadas por internautas mostravam fumaça negra saindo de um prédio próximo a um posto de gasolina.

Outras revelavam ruínas de um prédio onde aparecem camas de metal no que foi um dormitório.

Segundo a TV estatal CCTV, cerca de 130 pessoas estavam na casa de repouso quando ocorreu o incêndio, deflagrado no pavilhão de deficientes.

As causas do incêndio são desconhecidas, mas segundo uma rede de televisão local, que cita um dos moradores da casa de repouso, teria se originado por um problema elétrico.

Segundo a Xinhua, que cita autoridades, 12 funcionários da instituição foram detidos, no âmbito da investigação sobre o acidente. A polícia buscava outros três responsáveis do local, acrescentou a agência.

Os incêndios e acidentes industriais não são algo excepcional na China, onde as normas de segurança são ignoradas com frequência.

Um menino de 9 anos foi detido em fevereiro como suspeito de provocar um incêndio que deixou 17 mortos em um shopping de Huidong, na província de Guangdong (sul).

Em junho de 2013, 119 pessoas morreram em um incêndio em um abatedouro de aves do nordeste do país. As chamas começaram em um local sem saída de emergência.

as/mf-gab/mf/jmr/me/dmc/lr/ma