Ultraconservador Rick Santorum anuncia pré-candidatura nos EUA

Washington, 28 Mai 2015 (AFP) - O ultraconservador Rick Santorum, que já disputou as primárias republicanas com Mitt Romney em 2012, anunciou nesta quarta-feira que entrará, mais uma vez, na briga pela presidência dos EUA.

"Temos de retomar os Estados Unidos", defendeu este ex-senador de 57 anos, em discurso a correligionários reunidos perto de sua casa em Cabot, na Pensilvânia (leste), prometendo ser o candidato da classe operária.

"As famílias trabalhadoras não precisam de outro presidente ligado ao 'super-governo', ou ao grande capital. Hoje, é o dia do começo do nosso contra-ataque", afirmou.

Essa segunda tentativa de Santorum de disputar as primárias do partido será, porém, mais complicada do que a primeira.

Agora, ele deverá enfrentar 15 concorrentes que já manifestaram sua intenção de se candidatar às primárias e, pelo menos até o momento, seu número de seguidores é ainda menor do que há três anos.

Em pesquisa do site RealClearPolitics, Rick Santorum aparece com 2,3% das preferências de voto, ocupando o 10º lugar da lista de possíveis pré-candidatos. No debate republicano de 6 de agosto próximo, estarão apenas os dez primeiros colocados nas pesquisas.

De ferrenhas convicções católicas, sua oposição ao casamento gay continua sendo tão radical quando na última eleição, embora a aprovação à união entre pessoas do mesmo sexo tenha crescido entre os eleitores americanos.

Há quatro anos, Santorum surpreendeu Mitt Romney com a indicação por Iowa (centro), o primeiro estado a votar nas primárias, mas não teve fôlego até final.

Desta vez, enfrentará caras novas, como os senadores Ted Cruz, Rand Paul e Marco Rubio. Também estarão na disputa o governador de Wisconsin (norte), Scott Walker, popular na ala conservadora do partido Republicano, e Mike Huckabee, candidato em 2008, e Jeb Bush, filho e irmão de ex-presidentes dos Estados Unidos.



mlm/ff-are/tt/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos