Topo

Waterloo inaugura exposição dedicada a Napoleão em Lego

29/05/2015 15h07

Waterloo, Bélgica, 29 Mai 2015 (AFP) - A cidade de Waterloo inaugurou nesta sexta-feira uma exposição dedicada aos grandes momentos da vida de Napoleão Bonaparte e de seu adversário, o duque de Wellington, realizada inteiramente com peças de Lego.

Um código civil "Napoleão", o escritório do Imperador, seu famoso chapéu armado, seu retrato pintado por David ou ainda os lugares simbólicos da batalha de Waterloo, cujo bicentenário será comemorado em 18 de junho, foram reconstituídos com 1,2 milhão de peças coloridas.

"Nós queríamos criar um evento intergeracional. Com esses objetos montados - mobiliário de época, pinturas de Napoleão - os mais jovens podem se apropriar desse pedaço de história de forma divertida", explicou à AFP o curador da exposição, Eric Jousse.

O aspecto histórico e científico - cada obra foi avaliada por especialistas antes de ser montada - se misturam a um lado lúdico nesta exposição, que estará aberta até 31 de julho nos antigos estábulos, no centro da cidade. Workshops serão propostos aos pequenos para montar esses tijolos de infinitas combinações.

O trabalho de construção foi enorme, com a reprodução dos Invalides, em Paris, que abriga o túmulo de Napoleão. Demorou mais de 1.000 horas e 274 mil tijolos para um resultado impressionante: a cúpula mede 2,5 metros de altura e pesa cerca de 500 quilos.

Apresentado em 2014, em Rueil-Malmaison, perto de Paris, onde Josephine de Beauharnais, esposa de Napoleão, adquiriu um castelo, ela atraiu mais de 30.000 fãs.

Ampliada por ocasião do bicentenário de Waterloo, a exposição deve ser apresentada em breve em La Mure, perto de Grenoble, e depois em Genebra.

"Precisávamos de um exposição para os mais jovens, mas que alegrasse os adultos. Ela complementa idealmente os outros eventos, tais como grandes reconstituições para celebrar o bicentenário" em 19 e 20 de junho, festejou o vice-prefeito de Waterloo, Yves Vander Cruysen, visivelmente feliz de poder brincar com Lego.