Topo

Elevadores no Japão deverão ter água e banheiro portátil para caso de terremoto

23.nov.2014 - Bombeiro inspeciona casas que desabaram após um forte terremoto, em Hakuba, Nagano (Japão) - Jiji Press/AFP
23.nov.2014 - Bombeiro inspeciona casas que desabaram após um forte terremoto, em Hakuba, Nagano (Japão) Imagem: Jiji Press/AFP

Em Tóquio

03/06/2015 10h55

 Os fabricantes de elevadores do Japão deverão dotar de água potável e banheiros portáteis os elevadores, para beneficiar as pessoas que ficarem presas em caso de terremoto ou avarias.

"Decidimos testar este sistema, para melhorar a segurança e prevenção de riscos" em elevadores, declarou nesta quarta-feira à AFP Takeshi Miyata, representante de uma associação do setor.

"Estes produtos específicos já existem no mercado e alguns edifícios já estão equipados, mas vamos ver em que condições poderíamos generalizar seu uso", indicou Miyata.

Vários modelos reduzidos de banheiros portáteis concebidos para situações de emergência já foram testados e fazem parte de um "kit de sobrevivência" que muitos japoneses precisam em caso de terremotos ou outros desastres.

O Japão tem cerca de 700.000 elevadores, dos quais mais de 150.000 estão em Tóquio.

Segundo as previsões do governo sobre o "Big One", o maior terremoto que poderia um dia atingir Tóquio, cerca de 17.000 pessoas poderão ficar trancadas dentro dos elevadores.