Atirador de Charleston teria escrito 'manifesto' em página da internet

  • Reprodução/Twitter

Charleston, Estados Unidos, 20 Jun 2015 (AFP) - Um site que parece pertencer ao atirador da igreja de Charleston, Dylann Roof, contém escritos de supremacia branca e dezenas de fotografias em que ele é visto segurando armas de fogo.

A página também oferece pistas sobre as motivações do crime, um dos mais chocantes massacres dos últimos tempos no país, familiarizado com casos de tiroteios em massa.

"Eu escolho Charleston porque é a cidade mais histórica do meu estado, e já teve a maior proporção de negros para brancos no país", diz o texto veiculado no site.

A imprensa dos Estados Unidos tomou conhecimento o manifesto online apenas neste sábado, embora pareça estar no ar muito antes do massacre que chocou a nação.

A autoria dos escritos não está clara e o texto aparece cheio de erros de ortografia. Também não se sabe quem teria tirado as fotografias de Roof, que foi acusado de ser culpado pelo assassinato de nove pessoas negras numa igreja de Charleston.

A imprensa norte-americana informou que o site está registrado no nome de Roof desde fevereiro.

A página mostra dezenas de fotografias do atirador de Charleston segurando armas, queimando a bandeira norte-americana e visitando senzalas e outros locais que remetem à escravidão no sul dos Estados Unidos.

Uma seção do manifesto, intitulada "uma explicação", afirma: "Eu não tenho escolha. Não estou em posição de ir, sozinho, ao gueto e lutar".

Ele continua: "não temos skinheads, nem membros da KKK, ninguém está fezendo nada além de ficar falando na internet. Alguém tem que ter coragem paa ir para o mundo real, e acho que esse cara sou eu".

O texto se referia ao grupo extremista de direita Ku Klux Klan (KKK).

Nas fotografias, Roof aparece usando uma jaqueta preta com bandeiras do período do apartheid na África do Sul e na antiga Rodésia (que inclui a região hoje conhecida como Zimbábue), alguns dos governos mais opressores e racistas dos últimos tempos.

A página, chamada "O último rodesiano", pode ser acessada pelo endereço lastrhodesian.com.

Roof também é visto posando com estátuas de cera de escravos, segurando a bandeira confederada dos estados sulistas onde a escravidão era praticada, ao lado de uma senzala e apontando uma arma para a câmera.

Em todas as fotos Roof aparece sozinho.

Entre os dizeres racistas do site, as pessoas hispânicas são descritas como "nossas inimigas", enquanto aos "crioulos" são atribuídos menor QI e pouco auto-controle.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos