Topo

Ban Ki-moon se une a milhares de adeptos da ioga na Times Square

21/06/2015 14h45

Nova York, 21 Jun 2015 (AFP) - Milhares de pessoas, entre elas o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, celebraram neste domingo na Times Square, em Nova York, o primeiro Dia Internacional da Ioga.

A ONU proclamou em dezembro passado o dia 21 de junho como o dia internacional de ioga, destacando os "benefícios" à população, e no domingo centenas de esteiras foram distribuídas a milhares de entusiastas prática, cobrindo as pistas e calçadas de uma das praças mais famosas do mundo.

Ban Ki-moon, vestido de branco, se uniu aos participantes e praticou algumas posições de ioga.

"Ao proclamar o 21 de junho como Dia Internacional da Ioga, a Assembleia-Geral reconheceu as vantagens desta prática holística que remonta às brumas do tempo e que é compatível com os princípios e valores da Organização das Nações Unidas", afirmou o chefe da ONU em comunicado.

O evento deve ocorrer também em outros 187 países, explicaram os organizadores.

Estes cursos gigantes e gratuitos são uma tradição anual na Times Square, onde é celebrado há 13 anos o primeiro dia de verão - mas este ano o evento alcançou uma dimensão planetária.

Durante todo o dia, milhares de "iogues", tanto iniciantes quanto profissionais, a maioria mulheres, poderão encadear suas posições, seguindo as instruções dadas pelos professores em alto-falantes.

Outros cursos também foram planejados em Los Angeles, Denver, San Francisco, Chicago, Boston, Filadélfia, Miami e Washington.

Este primeiro DII também atraiu dezenas de milhares de seguidores em Nova Délhi, onde o primeiro-ministro indiano Narendra Modi fez vários exercícios em público.