Cerca de 17 mil pessoas se manifestam a favor do 'Não' em referendo na Grécia

Atenas, 29 Jun 2015 (AFP) - Cerca de 17.000 manifestantes, a maior parte, simpatizantes do governo de esquerda do partido Syriza, se manifestaram nesta segunda-feira em Atenas e Tessalônica (norte) a favor do "Não" no referendo convocado para decidir se aceitam o plano de resgate dos credores.

Segundo estimativas da polícia, mais de 13.000 pessoas se reuniram na praça Sintagma, em frente do Parlamento, no centro de Atenas, e mais de 4.000 em Tessalônica, a segunda cidade do país, a seis dias da convocação na qual os gregos deverão decidir sobre a proposta para estender o resgate que o país recebe, em troca de condições para sua economia.

"Não à chantagem da troika (UE, BCE e FMI)", "Não às 'memoranda' (medidas de austeridade)", "Nossas vidas não pertencem aos credores", diziam alguns cartazes levados pelos manifestantes que foram à praça.

Algumas horas antes, vários dirigentes europeus tinham advertido os gregos, chamando-os a votar pelo "sim" no referendo crucial de domingo, insistindo em que o "Não" significaria um "não à Europa".

Além dos cartazes em grego, outros em inglês diziam "Jails for Euro-bankers" (prisão para os banqueiros europeus), "European people all together" (Todos os europeus juntos).

Outra manifestação pelo "Não", no domingo à noite no mesmo lugar, reuniu 2.000 pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos